a razão de um poema
não é somar a origem das estrelas
muito menos relatar a equação da luz
a razão de um poema nada tem a ver
com explicar a palavra que surge neste repente inexplicável
um poema não tem razão
ele é composto de absurdos desde o início
talvez quem escreva anseie um alvoroço
em quem pousa os olhos nas palavras
e talvez quem escreva apenas queira inquietar-se
talvez também nada queira quem escreve
nem mesmo o leitor saberá
o que tal escritor quer com tais palavras
um poema muitas vezes não tem razão mas pode ter sonhos
não sempre pois dependerá de quem sonha
se sonha pássaros, borboletas ou explosões dançantes,
paralelepípedos nos corpos falantes
e se não sonhar o leitor? caso não sonhe o leitor
como então injetar uma metamorfose?
indiretamente desapercebida como quem não quer nada
um escritor pode lançar sementes
como qualquer pessoa pode plantar sorrisos nos lábios dos outros
às vezes tal sonho demora décadas até florir
e quase sempre não basta apenas um poema
para o despertar da semente em flores de sorrisos
quase sempre nem um milhão de palavras
a beijar os olhos de tal leitor o fará sorrir
mas de vez em nunca milagres acontecem
uma curvinha bonitinha se torna possível
e entre escritores e leitores
um sonho poderá nascer
*

5 comentários:
A razão de ser de um poema é transmitir sentimentos.
Quarto verso, "...nada tem haver"
Luiza, substitua por "...nada tem a ver"
Apague este comentário, por favor.
Um beijinho :)
Grata AC! Vou te contratar pra ser meu revisor. Sou péssima no português. Rs. Beijinhos
:)
Gosto muito do poema, Luiza.
Um beijinho :)
A razão de um poema é o Poeta… Muito belo este poema.
Uma boa semana.
Um beijo.
Postar um comentário